Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Lágrimas




Meu domingo amanheceu longe do Rio Grande do Sul. Mas nem precisei sair da cama para meu coração voltar para as terras gaúchas.

O bom dia negro das notícias de Santa Maria encheu meus olhos de lágrimas.

Senti a compaixão de quem também sai à noite. Senti a compaixão de quem também trabalha em boates e festas.

Senti a compaixão de quem também sonha. Senti a compaixão de quem também ama.

Senti a compaixão de quem também faria de tudo para salvar os outros. Senti a compaixão de quem também nunca consegue achar a saída.

Chorei.

Como não chorar? Não precisava nem conhecer ninguém para chorar. Eram todos jovens, assim como eu. Eram todos sonhos. Eram todos esperança. Eram todos presentes, cheios de futuro. E agora são lágrimas. Passado.

Lembrei de todas as vezes que minha mãe me disse “Boa festa”. Lembrei de todas as vezes que meu pai falou “Te cuida, avisa quando chegar”. Lembrei de todas as vezes que virei os olhos para indicar que nada iria acontecer. Lembrei de quando fiquei brabo por me ligarem quando ainda não havia voltado.

Chorei pelos pais. Chorei pelos irmãos. Chorei pelos namorados e namoradas. Chorei pelos amigos.

Chorei por todos que só queriam dançar.

Chorei por todos que só queriam conhecer pessoas.

Chorei por todos que só queriam celebrar a vida.

Chorei por todas as chamadas não atendidas.

Chorei por todos que não poderiam chegar com cara de sono no almoço de domingo.

Chorei por todos que não disseram boa noite.

Chorei por todos que não pegaram um taxi. Por todos que não ligaram para o pai ir buscá-los. Por todos que não saíram dirigindo. Por todos que não saíram caminhando.

Chorei por todos que não voltaram para casa.

Eu sei que é coisa da vida. Todos nós sabemos o quão frágil ela é.

Todos nós sabemos que tudo é passageiro. Que tudo é perecível.

Mas não podemos evitar a tristeza de ver a alegria virar lagrima. Não podemos evitar a tristeza de ver a juventude acabar antes de o sol nascer.

Não pude evitar minhas lágrimas. Logo eu, que sou um otimista.

Chorei junto com o mundo todo, por todos aqueles que perderam a chance de mudar o mundo.

crônica publicada no jornal Visão do Vale em 29/01/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário