Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Felicidade



Felicidade

Felicidade é coisa simples. É abrir os olhos dia após dia, e sentir o cheiro da manhã. É trocar um bom dia com a voz rouca de sono. Felicidade é respirar.

Não precisa nem fazer oração pra Santo Antônio. É só procurar no lugar certo que ela aparece. Às vezes é envergonhada, se esconde num brilho no olhar. Às vezes é espalhafatosa, tira o ar, derruba no chão e enfeita o rosto como maquiagem.

Ser feliz é ponto de vista. É aproveitar o dia de sol. É escutar cada palavra da conversa. É tomar banho de chuva. É rir com os outros, dos outros e de si mesmo.

“Felicidade é família reunida no almoço” diz Delcyr Sachet. Uma pessoa de bem com a vida, que não esconde a idade, pelo contrário, tem orgulho de revelar que teve “77 anos de uma vida muito feliz”.

Delcyr nasceu em Vacaria, e veio morar em Farroupilha aos nove meses de idade, quando seus pais faleceram. Foi criada pelos tios, e não reclama, pelo contrário, diz que teve uma infância boa, e que seus tios foram ótimos com ela. Após sair de casa começou a trabalhar e se virar sozinha. Casou, teve filhos, e seus filhos lhe deram netos. Hoje ela é avó, e quando fala da família que tem, seus olhos brilham.

“Meu casamento foi muito bom, ele foi um ótimo marido e pai, meus filhos estão bem, e tenho netos muito queridos; ser feliz é isso”. Diz Delcyr.

Não existe receita, nem formula mágica. Não é preciso acertar a combinação dos números premiados. Não tem nada a ver com dinheiro, com quantidade, e com tamanho.
Não é sorte.

Felicidade é a felicidade dos outros. É amor.

Guardei para o fim a frase que Delcyr disse quando começamos a conversar sobre a felicidade. Simples. Direta. Verdadeira.

“A vida é muito boa”

Nenhum comentário:

Postar um comentário